Ensino no Departamento de Informática

Engenharia Informatica

A nova Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Nova de Lisboa, concebida no espírito da Declaração de Bolonha e aprovada pelo MCTES em 8 de Junho de 2006, entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006 / 2007.

Tem a duração de 3 anos, e está concebida para fornecer uma formação sólida e abrangente em Engenharia Informática, num contexto de grande flexibilidade curricular e favorecendo a mobilidade no contexto Europeu.

Está articulada com o restante ensino de Informática na FCT/UNL, a nível de Mestrado (2º ciclo) e de Doutoramento (3º ciclo) e outros cursos de pós graduação, em sintonia com a investigação desenvolvida nos Centros de Investigação do Departamento de Informática.

A FCT/UNL é pioneira no ensino da Engenharia Informática em Portugal, tendo o Departamento de Informática, o primeiro nesta área, iniciado a sua actividade em 1975, primeiro com uma licenciatura terminal de 2 anos e, desde 1983 com a Licenciatura em Engenharia Informática de 5 anos. Muitos licenciados em Engenharia Informática pela FCT/UNL ocupam actualmente lugares de destaque no tecido empresarial.

Estrutura de Ensino


students

Em todos os níveis de ensino leccionados no Departamento perspectiva-se uma formação sólida e rigorosa. A missão do DI-FCT-UNL é permitir aos alunos uma preparação adequada face aos avanços tecnológicos nos diversos campos da informática e tecnologias da informação. Esta missão exige uma visão actualizada do estado da arte nas diversas disciplinas da Engenharia Informática e um empenhamento mútuo de professores e alunos no sentido da transmissão e domínio de bases fundamentais de conhecimento, tendo em vista os requisitos muito exigentes de uma carreira de sucesso em empresas nacionais ou internacionais vocacionadas para a investigação, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias da informação. Por outro lado, a formação ministrada oferece aos alunos a possibilidade efectiva de enquadramento numa carreira académica universitária ou de uma carreira de investigação em centros de investigação científica nacionais ou internacionais.


Estrutura de ensino no DI

1° Ciclo
Polivalência

O que é Engenharia Informática?

Apenas cinquenta anos depois de inventada na década de 1940, a Ciência e a Tecnologia Informática invadiu todos as áreas da sociedade, tendo entrado de forma definitiva no quotidiano de todos nós em meados dos anos 1990. » mais...

O que é o processo de Bolonha?

A declaração de Bolonha aponta para uma estruturação do ensino superior em (3) etapas progressivas, concedendo cada uma qualificações profissionais e de progressão escolar específicas, mas bem determinadas, de modo a responder às necessidades de diferenciação de competências que existem na sociedade Europeia. » mais...