Perguntas Frequentes


mais perguntas recolhidas pelos alunos da CPLEI:

O que é a Engenharia Informática?

Apenas cinquenta anos depois de inventada na década de 1940, a Ciência e a Tecnologia Informática invadiu todos as áreas da sociedade, tendo entrado de forma definitiva no quotidiano de todos nós em meados dos anos 1990.

É impossível imaginarmos hoje a nossa vida sem a presença constante dos computadores! De facto, estes tornaram-se imprescindíveis não só para aumentar a nossa produtividade pessoal, como para nos permitir melhor comunicar, ou aceder a quantidades infindáveis de informação através da rede de comunicação global que é a Internet, a qual permitiu, pela primeira vez na história da Humanidade, reduzir todo o nosso planeta a um único espaço e único tempo.

Hoje todos sabemos usar os computadores para escrever textos, comunicar ideias, desenhar, jogar, estudar, enviar mensagens, processar fotografias e filmes, armazenar informação, e fazer cálculos matemáticos. Saber utilizar as tecnologias informáticas tornou-se uma competência fundamental necessária a qualquer pessoa, e provavelmente em sua casa também existe (pelo menos) um computador.

Para que tudo isto se tenha tornado uma realidade, gerações de engenheiros e cientistas, apoiados em áreas clássicas do conhecimento que cruzam a Matemática, a Electrónica, e a Física, desenvolveram as teorias, os princípios e as tecnologias que constituem hoje o corpo de conhecimentos próprios da Engenharia Informática. No entanto, a Engenharia Informática é uma Engenharia diferente das outras na medida em que os seus artefactos não são objectos físicos, mas sim artefactos virtuais.

A Engenharia Informática não trata da mera utilização dos computadores. Os Engenheiros Informáticos são responsáveis pela concepção e construção dos sistemas informáticos complexos, que desempenham hoje em dia um papel imprescindível na sociedade, na indústria, nos serviços, nos transportes e telecomunicações, na saúde, nas engenharias clássicas, no ambiente, e até nas artes e lazer.

Que diferença existe entre a Engenharia Informática e a Engenharia de Computadores?

Apesar de, pelo nome, parecerem ser cursos parecidos, na realidade a Engenharia Informática e a Engenharia de Computadores (ou Electrotécnica e de Computadores) conduzem a formações e perfis profissionais muito diferentes.

Enquanto a Engenharia de Computadores desenvolve competências orientadas para a construção e manutenção dos computadores como dispositivos físicos (ou seja do hardware, dos equipamentos), a Engenharia Informática desenvolve competências orientadas para a concepção e construção de sistemas de processamento de informação em geral (software), incluindo a arquitectura dos sistemas e redes de computadores (esta última com ênfase no estudo das funcionalidades, não dos seus componentes electrónicos).

O que são as Competências Complementares (Soft Skills)?

Para poder desempenhar de forma competente e socialmente responsável a sua profissão, não basta a um Engenheiro conhecer profundamente os aspectos técnicos e científicos da Informática.

Precisa também de ter capacidades de comunicação oral e escrita, de organizar o seu trabalho, de gerir o tempo, de pensamento crítico, de imaginação e concretização, de rigor científico, entre outros.

Precisa de conhecer a estrutura organizativa das empresas, e ser capaz de compreender o papel técnico, social, e económico nelas desempenhado pela Engenharia Informática, incluindo as suas implicações legais e éticas mais importantes.

A Licenciatura em Engenharia Informática da Nova dedica especial atenção a todos estes aspectos, que são muito importantes para a valorização e capacidade de actualização profissional dos seus licenciados ao longo da vida, tendo seguido como quadro de referência a Joint Quality Initiative.

Apesar de quase todas as disciplinas da LEI contribuírem para desenvolver competências complementares, foram incluídas no seu plano curricular disciplinas especialmente concebidas para o efeito, por exemplo:

  • Pensamento Crítico ( obrigatória)
  • Expressão e Comunicação (obrigatória)
  • Aspectos Sócio Profissionais da Informática (obrigatória no perfil de Informática Aplicada)
  • Sócio-Economia da Inovação (opcional)
  • e outras ...

Preciso de ter um computador em casa quando for aluno da LEI?

Em rigor não, pois o Departamento de Informática da FCT/UNL tem vários laboratórios equipados com computadores e ligação à Internet, de acesso livre aos alunos de Engenharia Informática e disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Apesar disso, é conveniente que os alunos tenham um computador pessoal, fixo ou portátil, com o qual possam efectuar também fora das instalações da FCT/UNL os seus trabalhos e estudar. No caso dos portáteis, estes podem utilizar gratuitamente a rede Internet sem-fios disponível em todo o campus da FCT/UNL.

O que é o processo de Bolonha?

A declaração de Bolonha aponta para uma estruturação do ensino superior em (3) etapas progressivas, concedendo cada uma qualificações profissionais e de progressão escolar específicas, mas bem determinadas, de modo a responder às necessidades de diferenciação de competências que existem na sociedade Europeia.

Em particular, Bolonha significa flexibilidade, ou seja cada aluno poder escolher de forma personalizada o seu percurso universitário, de forma dinâmica.

Bolonha significa também mobilidade, ou seja, os vários cursos e disciplinas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos leccionados nas várias universidades europeias serão equiparados em termos de uma unidade de medida especiai, chamada crédito ECTS (European Credit Transfer System). Este mecanismo permite que os alunos possam circular livremente no espaço europeu, frequentando disciplinas equiparadas em termos de tema e créditos.

A Licenciatura em Engenharia Informática da Nova interpreta Bolonha nas suas várias dimensões e pretende contribuir de forma decisiva para a formação de quadros em Engenharia Informática aptos a desenvolver actividades profissionais diferenciadas, de alta qualidade, e a nível internacional.

Bolonha trouxe também um reavivar da preocupação de inserir nos curricula universitários competências abrangentes, para lá das competências técnicas e científicas especificas da(s) área(s) de conhecimento de cada curso, trata-se da formação complementar, destinada a conceder os chamados soft skills.

Isto é uma faculdade de ciências e tecnologia, tenho direito a página html?

Sim, tens: http://students.fct.unl.pt/~login_do_clip/

E como ponho lá coisas?

Ligando-te por ftps ao endereço students.fct.unl.pt, usando o teu login do clip. Podes consultar mais informação aqui

E também tenho direito a email?

Sim, tens: login_do_clip@students.fct.unl.pt.

E como é que faço o acesso?

Em https://webmail.fct.unl.pt/students usando o login do clip.

Mas eu não gosto de webmail!

Há mais formas de aceder: POP3 ou IMAP (ambos) sobre SSL, no servidor students.fct.unl.pt Podes consultar mais informação aqui.

Mais um email para ver ... grande chatice!

Podes fazer forward de tudo o que chega a esse mail para um mail que já tenhas. Segue as instruções.

Como faço logic nos laboratórios do DI?

Se for no Windows usa outilizador 'Aluno', com password 'aluno'.

E se for no linux?

Tens de usar um login que a Secretaria do DI fornece. O do CLIP não funciona.

Onde obtenho certificado de matrícula?

Na Divisão Académica, que fica no Edifício I, ao lado da Sala de Convívio, em frente ao Edifício VII.

Quero imprimir um documento. Como faço?

Há vários sítios para o fazeres:

  • Centro de Informática: no Edifício III (em frente à livraria Barata)
  • Departamento de Informática: escolhendo a impressora 'secretaria' e levantando as impressões lá.
  • Casa das Folhas: Também dispõe de um serviço de impressão (preferencialmente documentos em formato PDF).

Preciso fazer um trabalho e dava-me jeito vir à noite para a FCT. Posso?

Sim, podes. O DI está aberto 24h/7dias. Podes entrar sempre que quiseres. A partir das 20h, tens de deixar o teu cartão com o segurança, que devolve quando saíres.

Se desejares estudar, se calhar o VII é uma alternativa melhor, com menos confusão. Também está aberto noite adentro.

Tenho direito a licenças de software usado nas aulas?

Em geral o software é livre. Há também um acordo com a Microsoft (MSDN Academic Alliance) que dá licenças a alunos para usarem software da Microsoft (Visual Studio, Office, Windows). Se já tens conta MSDN-AA, podes obter as licenças directamente na página MSDN do Departamento de Informática. Se não tens conta podes ver aqui como a obter, bem como outras informações relevantes para acesso a este serviço.

Ouvi falar dum núcleo de Informática. O que é isso?

É um núcleo organizado por alunos. Podes obter mais informaçãoes aqui.

Esta FAQ não responde às minhas dúvidas, a quem devo reclamar?

Aos alunos da CPLEI. Se tiveres perguntas que aches mais úteis para colocar nesta FAQ, agradecemos a tua colaboração.

Podes contactar os alunos da CPLEI por mail, ou então apareces na sala 123-A, Edifício II, num dos nossos horários de dúvidas:

  • 2ª feira: 13:30 - 14:00
  • 4ª feira: 14:00 - 15:00
  • 6ª feira: 12:00 - 12:30
  • Ou então, sempre que nos virem na dita sala.