Estrutura Curricular da Licenciatura em Engenharia Informática da Nova

Em consonância com o Decreto Lei 74/2006, a Licenciatura em Engenharia Informática rege-se pelo regime de créditos ECTS ("European Credit Transfer System") e tem duração normal de 6 semestres lectivos. Cada unidade curricular (ou disciplina) realizada confere um certo número de créditos e pertence a uma determinada área científica. Além disso, algumas disciplinas, são obrigatórias conforme detalhado no Plano de Estudos. Existem ainda unidades curriculares classificadas como avançadas.

Para obter o grau de Licenciado em Engenharia Informática o aluno deve:

  • Obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias.
  • Obter um nº de créditos ECTS não inferior a 180.
  • Obter um nº de créditos ECTS mínimos em cada uma das áreas científicas de:
Áreas Científicas Obrigatórias
Área Científica Créditos mínimos
Informática 98
Matemática 31
Ciências Humanas e Sociais 9
Engenharia Electrotécnica 6
Física 6

Para além dos créditos ECTS mínimos nestas 5 áreas, o aluno terá ainda de fazer 30 créditos ECTS para cumprir com a exigência de 180 créditos ECTS para conclusão do curso. A existência de perfis faz exigências extra sobre estes créditos, conforme detalhado abaixo.

Perfil de Ciências de Engenharia

Para que seja conferido o grau de Licenciado em Engenharia Informática, perfil de Ciências de Engenharia para além das exigências gerais acima o aluno deverá ainda:

  • Obter um nº de créditos ECTS em unidades curriculares classificadas como avançadas de informática não inferior a 18.
  • Obter aprovação na unidade curricular de Projecto Integrador.

A lista de disciplinas avançadas de informática é:

Disciplinas de Informática Avançadas
Nome Créditos
Interpretação e Compilação de Linguagens 6
Sistemas Distribuídos 6
Análise e Desenho de Algoritmos 6
Programação em Lógica e com Restrições 6

De notar que o aluno neste perfil, para além dos créditos mínimos nas áreas científicas, e dos créditos em disciplinas avançadas terá ainda que obter mais 6 créditos ECTS, créditos esses que pode obter em qualquer das disciplinas opcionais oferecidas ao curso (avançadas ou não, e independente da área científica).

Perfil de Informática Aplicada

Para que seja conferido o grau de Licenciado em Engenharia Informática, perfil de Informática Aplicada para além das exigências gerais acima o aluno deverá ainda:

  • Obter um nº de créditos ECTS em unidades curriculares da área científica de Informática não inferior a 110.
  • Obter aprovação nas unidades curriculares de Aspectos Sócio-Profissionais de Informática e Estágio Profissionalizante.

De notar que o aluno neste perfil, para além dos créditos mínimos nas áreas científicas, destas unidades curriculares obrigatórias no perfil, terá ainda que obter mais 12 créditos ECTS, créditos esses que pode obter em qualquer das disciplinas opcionais oferecidas ao curso (independente da área científica).