Objectivos da Licenciatura em Engenharia Informática da Nova

A Licenciatura em Engenharia Informática da Nova, restruturada no contexto do processo de Bolonha, baseia-se em duas linhas orientadoras:

  • fornecer uma sólida e alargada formação de base em Engenharia Informática
  • propiciar uma estrutura curricular flexível, que permita a cada aluno seguir a via para a qual se sentir mais vocacionado

Sólida Formação de Base

O currículo da Licenciatura em Engenharia Informática cobre os tópicos considerados nucleares na área científica da Informática, determinados com base na experiência de ensino de Engenharia Informática do Departamento de Informática da FCT/UNL, de já mais de 30 anos, e nas recomendações curriculares expressas no ACM/IEEE Computer Society Computing Curricula, que são cobertos pelo curso nos primeiros dois anos.

Esta formação de base é suficiente para que o aluno possa prosseguir estudos conducentes a um 2º Ciclo (Mestrado) em Engenharia Informática, Computer Science, ou área afim, na FCT/UNL ou em qualquer Universidade europeia. Respondendo aos desafios do processo de Bolonha, na concepção desta licenciatura houve uma atenção especial em assegurar que o curso forneça mobilidade, flexibilidade, e empregabilidade, no espírito de Bolonha.

De forma a assegurar a formação extremamente sólida, de carácter universitário, que se exige de qualquer Engenheiro Informático, a Licenciatura em Engenharia Informática da Nova está estruturada num tronco inicial de 2 anos, onde todos as unidades curriculares são obrigatórias, ao qual se segue um último (terceiro) ano com uma estrutura curricular muito flexível.

Flexibilidade

A Licenciatura em Engenharia Informática da Nova é muito flexível, permitindo ao aluno escolher por si próprio, e de forma progressiva, a formação que mais se adequa aos seus interesses, entre várias alternativas, nomeadamente, adquirir um perfil "Ciências da Engenharia", ou um perfil "Informática Aplicada". O curso está também desde já preparado para que num futuro próximo venha a ser completado com formações complementares e multi-disciplinares, de minors.

Em geral, o perfil "Ciências de Engenharia" destina-se a preparar Engenheiros que queiram continuar ainda os seus estudos ao nível de Mestrado, tipicamente no Mestrado em Engenharia Informática da Nova, completando assim os dois primeiros ciclos, de 3 e 2 anos respectivamente.

Já o perfil "Informática Aplicada" destina-se aos alunos que querem começar a desenvolver actividade profissional como Engenheiros Informáticos, ingressando no mercado de trabalho logo após a conclusão da Licenciatura.

Mas, mais importante: o aluno nunca precisará de escolher à partida qual o percurso curricular que desejará concluir! Tal percurso deve ser configurado progressivamente e de forma bem ponderada, à medida que o curso for sendo realizado, de forma planeada e devidamente aconselhada pelos docentes do Departamento de Informática.