MEI (2.º ciclo)

Edição 2009/10

Informação geral

Dissertações 2009/10

A Dissertação funciona administrativamente com duas componentes semestrais que requerem incrição, tal como as restantes unidades curriculares: Preparação de Dissertação e Elaboração de Dissertação.

Condições de acesso

Preparação:54 créditos acumulados
Elaboração:aprovação na Preparação de Dissertação no semestre anterior
72 créditos acumulados

Funcionamento

Todas as dissertações de Mestrado são desenvolvidas sob a orientação científica de um Professor do Departamento de Informática da FCT/UNL. Esta orientação envolve as duas fases do trabalho dos alunos, nomeadamente as actividades de Preparação de Dissertação e as actividades de Elaboração de Dissertação.
  • Funcionamento da Preparação de Dissertação - 12 créditos

  • Tendo como referência o esforço associado a um crédito ECTS (28 horas), a preparação de dissertação envolve uma dedicação do aluno estimada em cerca de 336 horas. É expectável que parte importante do trabalho seja realizado em ambiente de introdução à investigação, no DI/FCT/UNL ou nos Centros de Investigação sedeados no DI/FCT/UNL, podendo abarcar a participação em equipas de projectos de I&D resultantes de colaborações entre investigadores dos Centros de Investigação no DI e empresas ou outras organizações. O objectivo da preparação visa delimitar criteriosamente o tema da dissertação na sua especialidade e nas suas dimensões científica e tecnológica, tendo em vista o planeamento e o enfoque dos objectivos do trabalho a desenvolver posteriormente na fase de elaboração da dissertação.

      No final da preparação da dissertação o aluno deverá ser capaz de definir rigorosamente o objectivo da sua dissertação. Para tal deve ser capaz de identificar, de forma precisa, as contribuições e resultados esperados, endereçando os aspectos associados à avaliação ou validação desses resultados e contribuições.

      A preparação de dissertação exige que o aluno desenvolva um estudo do estado da arte sobre o trabalho. Este estudo deve cobrir, de forma representativa, trabalho com referênias bibliográficas publicadas e deve envolver uma análise crítica e uma argumentação comparativas com os objectivos da dissertação.

      No final da fase de preparação o aluno deve apresentar um plano de trabalho aprovado pelo seu orientador, com uma descrição e dimensionamento temporal das principais tarefas a desenvolver na fase de elaboração da dissertação, bem como a sua justificação e eventuais dependências.

      Formatos de referência do relatório a apresentar a provas de preparação podem ser obtidas em PDF, TeX, Word 97 Template ou Word 2007 Template.
  • Funcionamento da Elaboração de Dissertação - 30 créditos

  • Esta unidade curricular envolve uma dedicação e foco do aluno na realização dos objectivos e contribuições da dissertação, sendo este esforço estimado em cerca de 840 horas. Nesta fase, o aluno poderá realizar as diversas etapas do seu plano de trabalho no DI/FCT/UNL, nos Centros de Investigação, ou em ambiente empresarial, sempre em estreita coordenação com o orientador da dissertação no DI/FCT/UNL.

As unidades curriculares de Preparação de Dissertação e de Elaboração da Dissertação funcionam sempre nos dois semestres de cada ano lectivo.

Dissertações desenvolvidas em colaboração com empresas ou outras organizações

As dissertações de Mestrado podem ter um enquadramento no âmbito de actividades e projectos de investigação e desenvolvimento em ambiente empresarial, sob a orientaçã,o científica de um Professor do DI/FCT/UNL.
O estabelecimento de protocolos e projectos de colaboração entre o DI-FCT-UNL, os Centros de Investigação sedeados no DI-FCT-UNL (nomeadamente o CITI e o CENTRIA) e empresas ou outras organizações, permite a integração de alunos envolvidos em dissertações de Mestrado, quer no quadro dos instrumentos de investimento em actividades de investigação e desenvolvimento das próprias empresas, quer no quadro de diferentes programas nacionais e internacionais de financiamento de projectos de investigaçatilde;o. Mais informação sobre o estabelecimento de possíveis parcerias pode ser prestada pela Comissão Científica do Curso de Mestrado.