MEI (2.º ciclo)

Edição 2009/10

Informação geral

Dissertações 09/10 - Colaboração com empresas

Enquadramento

As dissertações do MEI podem ser feitas em ambiente empresarial.

As dissertações de Mestrado não são projectos ou estágios de natureza profissionalizante, semelhantes aos da antiga Licenciatura de 5 anos (pré-Bolonha). Estes projectos possuem enquadramento próprio no novo curriculum da Licenciatura em Engenharia Informática de 3 anos (pós-Bolonha). O Curso de Mestrado em Engenharia Informática contempla a realização de teses constituídas por dissertações de natureza científica. As dissertações devem ter uma orientação para especialização e visam o foco e aprofundamento do estudo numa área científica da Engenharia Informática ou das Ciéncias da Computação. O desenvolvimento dos temas de dissertação podem ter diferentes repercussões na sua faceta tecnológica, devendo ser orientados de acordo com as seguintes características:

  • a preparação e desenvolvimento do tema devem estar enquadrados por um estudo de estado da arte e bibliografia publicada
  • o trabalho deve incluir uma análise crítica de trabalho relacionado com o tema, nomeadamente em relação aos objectivos e contribuições esperadas
  • devem considerar-se pressupostos de avaliação e validação dos resultados e contribuições realizadas, com base em métodos científicos
  • Os objectivos e contribuições esperadas devem permitir aferir sobre capacidades de autonomia e maturidade no domínio do tema da dissertação e conhecimento de especialidade quanto à sua envolvente científica e tencológica
  • o tratamento do tema deve pressupor a aferição de capacidades de argumentação em relação a opções ou soluções associadas à realização dos objectivos, à obtenção de resultados e à apresentação das contribuições esperadas.
As empresas com experiência e actividade significativas de I&D ou envolvidas em projectos de inovação tecnológica, são particularmente adequadas para proporem temas de dissertações do MEI com as características anteriores.

Para mais informação sobre a natureza e condicionalismos das dissertações, pode consultar-se a apresentação do MEI que foi realizada a empresas no dia 10 de Julho de 2008 no DI-FCT/UNL.

Processo de propostas de temas em colaboração empresarial

Uma empresa que esteja apta a integrar alunos em dissertação de Mestrado e queira colaborar com o DI-FCT-UNL deve enviar à Comissão Científica do MEI (CCMEI) uma ou mais propostas de temas, seguindo este modelo de proposta.

A CCMEI procurará, após análise de cada proposta, encontrar os interlocutores adequados dentro dos professores do Departamento de Informática e promover uma reunião para discussão da adequação e viabilidade da colaboração proposta.

Havendo entendimento este será vertido num acordo assinado por ambas as partes, passando o tema a constar da lista de ofertas para o período previsto., podendo então ser seleccionado pelos alunos para efeitos de afectaç&atlde;o.

Calendário actualizado para o ano lectivo de 2009/10

1.º semestre2.º semestre
Submissão de 15 de Setembro/2009 a 30 de Setembro/2009 de 15 de Fevereiro/10 a 28 de Fevereiro/2010
Acordoaté 15 de Outubro/2009 até 6 de Março/2010