Projecto Integrador (2010/2011) - Departamento de Informática

Informação adicional: http://ssdi.di.fct.unl.pt/pi/PI-10-11/

Descrição

A unidade curricular de projecto integrador pretende consolidar uma visão integrada de várias técnicas, metodologias e princípios, assim como o seu suporte ao nível dos sistemas computacionais, abordados ao longo do primeiro ciclo, no contexto de concepção e implementação de um sistema informático de média complexidade. O projecto, realizado no Departamento e em grupos de alunos, requerer a integração de vários subsistemas, e envolver, de forma efectiva, competências endereçadas de forma independente nas várias disciplinas de primeiro ciclo, nomeadamente modelação e desenho de software, bases de dados, algoritmos e estruturas de dados, linguagens de programação, sistemas e redes de computadores, e interfaces pessoa-máquina.

Objectivos
Saber
Fazer
Soft-Skills
Programa

Inicialmente é apresentado aos alunos um cenário aplicacional e os requisitos de uma aplicação informática, a qual deverá ser desenhada como uma sistema com vários componentes e recorrendo a várias técnicas. Tipicamente, será um pequeno sistema de gestão de informação, composto por um repositório de informação persistente, uma arquitectura cliente-servidor, usando a Web, uma interface com o utilizador, um subsistema de configuração por "scripting". Este enunciado é comum a todos os alunos que se irão organizar em grupos de 3 alunos, sendo que cada grupo é livre de desenhar soluções próprias, recorrendo a tecnologias distintas, dentro das balizas definidas no enunciado.


O programa de uma unidade curricular com estas características não segue os termos habituais, sendo no entanto de salientar os tópicos seguintes:

Bibliografia Principal

A bibliografia a usar na unidade curricular consistirá essencialmente em pequenos artigos disponíveis na Web, sites referentes a produtos ou tecnologias a usar durante o projecto

Requisitos Prévios

As condições preferenciais para o projecto integrador são:

Os alunos que não satisfizerem estas condições devem apresentar o seu caso à CCLEI por email.

Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Avaliação   10.0
Estudo   110.0
Orientação tutorial   14.0
Projectos e trabalhos   360.0
Seminários   10.0
Total de Horas 504
ECTS 18.0