Computação Gráfica e Interfaces (2012/2013) - Departamento de Informática

Informação adicional: http://ctp.di.fct.unl.pt/~ps/cgi1213/

Descrição

A disciplina debruça-se sobre os processos de criação e manipulação de gráficos usados sistematicamente hoje em dia, não só para concepção e resolução de problemas concretos, como para comunicação com aplicações informáticas ou para divulgação de informação entre pares. Dado o elevado grau de interacção geralmente envolvido nesses processos, também se torna importante aprofundar o estudo das imprescindíveis interfaces com o ser humano. Com esta disciplina, um aluno de Engenharia Informática terá acesso aos fundamentos das técnicas e aos algoritmos que estão na base da modelação de objectos e geração das respectivas imagens em computador, tanto ao nível da programação de aplicações gráficas interactivas, como ao nível da implementação dos sistemas gráficos.

Objectivos

Saber

Fazer

Soft-Skills

Programa

1. Modelação
Primitivas
Superfícies
Grafos de cena
2. Projeções geométricas
Projeções Paralela e Perspetiva
3. Outras transformações essenciais no pipeline gráfico
Enquadramento janela-visor
Recorte
Remoção de partes ocultas
4. Programação por eventos
5. Animação gráfica em tempo real
6. Introdução aos modelos de cor e de iluminação
7. Geração e aplicação de texturas por mapeamento
Imagens digitais e métodos procedimentais
8. Interação
Modelos
Estilos
Design do ecrã
Contextos
9. Técnicas de interface com o utilizador
Metáforas 2D/3D
Dispositivos físicos
Controlo
Feedback
Visualização
Navegação e Manipulação
10. Programação em OpenGL
11. Programação em X3D

Bibliografia Principal
Requisitos Prévios

Conhecimentos básicos de matemática e boas práticas de programação.


Esforço do Aluno
  Horas por crédito 28
  Horas p/ semana Semanas Horas
Aulas práticas e laboratoriais 2 14 28.0
Aulas teóricas 3 14 42.0
Avaliação   4.0
Estudo   72.0
Orientação tutorial   2.0
Projectos e trabalhos   14.0
Total de Horas 162
ECTS 6.0