Boas Vindas

Bem-vindo ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DI-FCT-UNL), uma escola de referência e de excelência na formação e pós-graduação de Engenheiros Informáticos em Portugal.

O DI-FCT-UNL foi criado em 1975, para promoção do ensino e da investigação científica nos domínios da Engenharia Informática e Ciências da Computação. No ano lectivo 1975/1976 foi criada a Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) - a primeira Licenciatura em Engenharia Informática em Portugal. O DI-FCT-UNL foi assim a escola pioneira no ensino da Engenharia Informática no sistema de ensino superior português.

A qualidade e o rigor da formação de base dos alunos do DI-FCT-UNL são amplamente reconhecidos pelos mais importantes e exigentes recrutadores e empregadores de quadros superiores nas áreas da informática e das ciências e tecnologias de informação. Esta formação de excelência é reconhecida quer no mercado de emprego nacional, quer no internacional, estando integrada com as actividades dos centros de investigação.

Recentemente, o Departamento de Engenharia Informática foi referido como uma das primeiras escolhas para recrutamento de Engenheiros Informáticos de qualidade, por parte de empresas de recrutamento de técnicos superiores que actuam em Portugal. Os alunos finalistas efectuam os seus projectos de final de curso nas grandes empresas nacionais de tecnologias de informação e comunicações, em que a oferta de estágios por parte de empresas chega a superar em quatro vezes o número de finalistas.

Ensino e Investigação Científica

No DI-FCT-UNL articulam-se diversas actividades que conjugam o ensino e a investigação científica. Estas actividades estão enquadradas nos diferentes domínios da Engenharia Informática, Tecnologias da Informação e Ciências da Computação, ligando a actividade pedagógica desenvolvida pelo corpo docente do Departamento e o trabalho desenvolvido por esses docentes nas diversas linhas de investigação dos Centros de Investigação.

Graus de Ensino Conferidos

O ensino está estruturado de acordo com o modelo de Bolonha em 3 ciclos: cursos de Licenciatura (3 anos), Mestrado (2 anos) e Doutoramento (4 anos).

No âmbito do sistema de ensino superior público português, o DI-FCT-UNL confere os graus de Licenciado em Engenharia Informática - grau conferido no âmbito do curso de Licenciatura em Engenharia Informática (1º ciclo), Mestre em Engenharia Informática (MSc level degree) - grau conferido no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Informática (2 º ciclo), Mestre em Lógica Computacional (MSc level degree) - grau conferido no âmbito do Mestrado Internacional em Lógica Computacional (2º ciclo) e Doutor em Informática (PhD level degree) - grau conferido no âmbito dos programas de Doutoramento (3º ciclo).

Reconhecimento pela Ordem dos Engenheiros

A Licenciatura em Engenharia Informática é reconhecida e acreditada pela Ordem dos Engenheiros. Esta acreditação, que já existe há mais de 12 anos, assegura aos licenciados o prestígio de um reconhecimento profissional da qualidade do seu curso. Trata-se de um importante factor de valorização e diferenciação dos Engenheiros Informáticos formados pelo DI-FCT-UNL no mercado de emprego.

Centros de Investigação Científica

As actividades de investigação científica são articuladas e coordenadas ao nível dos Centros de Investigação que se encontram sediados no Departamento: o CITI - Centro de Informática e Tecnologias da Informação e o CENTRIA - Centro de Inteligência Artificial.

Estes centros estão enquadrados mais de 75 investigadores, que trabalham em equipas de investigação que desenvolvem projectos de investigação nacionais e internacionais. De entre os membros dos referidos centros de investigação encontram-se praticamente todos os professores do DI. No entanto os Centros de Investigação sedeados no DI também integram professores de outras Universidades e Institutos Politécnicos do País que participam em diversas actividades e projectos de investigação.

Os centros também enquadram investigadores estrangeiros, sejam investigadores visitantes ou bolseiros pós-doutoramento. Diversos alunos de doutoramento, alguns dos quais são provenientes de outros países da Europa, América e Ásia, desenvolvem trabalho conducente à realização das suas provas de doutoramento. A cooperação entre as equipas de investigação do CITI e do CENTRIA com outros centros e equipas de investigação nacionais e internacionais é um importante elemento do prestígio e articulação dos seus investigadores no âmbito da comunidade científica internacional. Este é um factor decisivo na garantia da qualidade do ensino ministrado no DI.

Corpo Docente

O DI conta com um alargado número de docentes e colaboradores. As actividades de ensino são asseguradas por mais de 60 docentes e colaboradores. Na sua totalidade, os docentes encontram-se em regime de dedicação exclusiva, sendo cerca de 40 professores doutorados e 10 assistentes com nível académico de Mestrado. Estes últimos estão todos envolvidos em programas de doutoramento.

No DI-FCT-UNL, todas as disciplinas e cursos são da responsabilidade de Professores Doutorados. As aulas teóricas ou teórico-práticas bem como os processos de avaliação são igualmente da responsabilidade de Professores Doutorados.

No suporte das actividades lectivas, contam-se ainda monitores que apoiam actividades que decorrem em aulas práticas ou laboratoriais. O quadro de colaboradores do DI possui ainda cerca de 10 técnicos administrativos e informáticos.

Mais informação

Nas diversas páginas WEB em www.di.fct.unl.pt podem encontrar-se informações complementares sobre a organização do Departamento e sobre os cursos leccionados e graus conferidos. Podem também obter-se os contactos dos diversos colaboradores do DI e consultar-se informação sobre actividades de investigação em curso nos centros de Investigação, nomeadamente as áreas e linhas de investigação, equipas, projectos em curso, etc. Habitualmente são anunciados eventos e informação sobre acções de extensão ou de colaboração entre o DI e empresas ou instituições externas ao DI. Informações complementares sobre o campus e actividades da FCT estão igualmente disponíveis. Informações sobre condições de acesso e frequência da Licenciatura em Engenharia Informática, ou sobre as últimas edições dos cursos de Mestrado em Engenharia Informática e Mestrado Internacional em Lógica Computacional, todos de acordo com o processo de Bolonha.